Com o crescimento significativo da classe média no Brasil nos últimos anos, o número de adeptos à internet tem evoluído e conquistado, principalmente, o público feminino. Dentro desta realidade, o mercado de moda, em especial o setor de calçados e acessórios, percebe as redes sociais - Twitter e Facebook - como uma jogada de marketing em potencial. Inicialmente destinadas à facilitar o relacionamento dos internautas, as plataformas de relacionamento na web surgiram para conectar pessoas em todos os cantos do mundo. Recentemente, o propósito das ferramentas tem se diversificado, passando a inserir grifes e marcas neste cenário.
Em um estudo realizado em agosto deste ano, a MITI Inteligência identificou as empresas calçadistas melhor posicionadas nas redes sociais. Para o desenvolvimento do projeto, foi avaliada a imagem das marcas no ambiente online a partir dos comentários dos internautas. A pesquisa mediu o nível de influência que as menções encontradas nos sites geraram sob os consumidores. O grande destaque foram as grifes direcionadas ao público feminino, que possuem maior presença neste terreno.
Segundo a consultoria, o Twitter é a plataforma que mais tem favorecido o relacionamento virtual entre clientes e empresas. A marca de calçados e acessórios Arezzo é a primeira do ranking, contando com 58.557 mil seguidores em seu perfil até agosto deste ano, quando a pesquisa foi apresentada. A gerente de marketing da MITI Inteligência, Elizangela Grigoletti, destaca que determinadas ações de marketing contribuíram para o crescimento do número de seguidores da grife, como, por exemplo, vincular celebridades às suas campanhas. "Recentemente, a apresentadora Sabrina Sato, que possui cerca de 2 milhões de seguidores, estrelou o ensaio publicitário da empresa. Através do canal, ela disseminava as mensagens do perfil oficial da grife", enfatiza.
A segunda colocada no Twitter é a marca de calçados femininos Via Marte, que conta com uma diferença significativa em relação à primeira colocada. A assessora de imprensa da marca, Rosa Lemes, afirma que as redes sociais são grandes aliadas para que seja possível conhecer melhor as consumidoras, além de estreitar a relação da grife com o público alvo. “No ultimo mês, crescemos mais de 25% em números de seguidores. Quando se tem um produto que agrada e uma comunicação focada para a cliente, a rede social acaba agregando as ações de divulgação da marca", declara.
A marca de calçados femininos Dakota também chama a atenção com seu perfil na web. A gerente de marketing da empresa, Ana Paula Pinheiro, afirma que as redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação para a marca, se tornando fundamental para medir o interesse das clientes e saber o que elas pensam sobre a coleção. “Essas pessoas podem nos ajudar a construir um produto e uma marca cada vez mais inovadora. Geramos ações que estimulam a participação, mas que nos tragam, como retorno, informações sobre o comportamento das nossas seguidoras. Em troca, buscamos, cada vez mais, tornar o tempo delas com a marca mais divertido e interativo”, afirma.
Fonte: www.exclusivo.com.br
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