Com um crescimento de 12% em 2013, o polo calçadista da Paraíba vem repetindo índices anuais de expansão e geração de empregos. Já na posição de segundo maior exportador de calçados entre os estados brasileiros, com 25 milhões de pares/ano vendidos ao exterior, o polo se moderniza em razão de vários fatores. Um dos principais é o acesso a fornecedores que passaram a ficar mais próximos da região desde a realização do Gira Calçados, maior evento calçadista do Nordeste por reunir todos os elos da cadeia: fabricantes de calçados, lojistas, empresas de máquinas e de componentes para calçados.
O Gira Calçados está em sua terceira edição e se encerra hoje (5/6), em Campina Grande (PB), com rodadas de negócios e o Salão da Inovação. A expectativa é gerar R$ 8,5 milhões em vendas, crescimento de quase 20% sobre 2013, quando cerca de R$ 7 milhões foram negociados, somando-se os pedidos tirados durante o evento aos consolidados ao longo do ano.
Diretor da Hawaí Calçados, Eduardo Souto comanda uma empresa que cresceu 30% desde a primeira edição do Gira Calçados, em 2012. A cada ano, ele adquire máquinas novas para a fábrica sediada em Campina Grande, onde produz calçados de segurança, esportivos e infantis. Cerca de 90% da produção de 2 mil pares/dia é vendida para o Nordeste. “O importante é modernizar a empresa, modernizar o produto, porque isso contribui para o crescimento. O Gira Calçados proporciona isso ao trazer as novas tecnologias para os fabricantes da região”, afirma.
Design e inovação
Também da cidade e participante das rodadas de negócios, a Eva Bag & Shoes vem aproveitando o Gira Calçados não apenas pela oportunidade comercial, mas pelo suporte em Design, iniciado neste ano. Fabricante de bolsas e calçados femininos, a empresa participa do Projeto Identidade, desenvolvido para o evento em parceria pelo Sebrae-PB e Instituto by Brasil, sob orientação do estilista Walter Rodrigues. “Somente com a primeira etapa do projeto já conseguimos fazer importantes ajustes na coleção de Verão”, diz Juliana Gonçalves, diretora da marca. “O suporte técnico tem sido de grande importância, assim como a visão integrada do desenvolvimento, que deve envolver não apenas os designers, mas também as pessoas que têm contato com o cliente”, acrescenta.
Expositora no Salão da Inovação, a Sazi Máquinas, de Farroupilha (RS), aproveita o Gira Calçados para ampliar o relacionamento com o mercado do Nordeste, que representa de 18 a 20% de suas vendas, mantendo um linear crescimento anual. Os três equipamentos expostos da linha Intelligent, de grande redução no impacto ambiental, foram vendidos antes mesmo do início do evento, para a Incopar. Uma das máquinas, uma prensa, reduz o consumo de ar comprimido em pelo menos 75%. A outra, um equipamento para secagem e reativação, consome a metade da energia gasta por um chuveiro elétrico. “Comprovamos a redução de custo para o cliente, com uma tecnologia própria que garante economia e sustentabilidade”, explica Claudinei Zavaski, Analista Técnico Comercial. A visibilidade e o relacionamento gerados pelo Gira Calçados abriram as portas para novos clientes à Sazi no Nordeste.
Evento
Maior evento calçadista do Nordeste, reunindo fabricantes de calçados, de componentes, de máquinas e lojistas, o Gira Calçados 2014 é uma realização do Sindicalçados Paraíba, SEBRAE-PB, FIEP (Federação das Indústrias do Estado de Paraíba) e SENAI-PB. Ocorre na sede da FIEP, em Campina Grande). O resultado geral de vendas nas rodadas de negócios será divulgado na próxima semana, após tabulação dos dados dos participantes. Mais informações podem ser obtidas no site www.giracalcados.com.br.
Confira também:
A empresa e ramo de atuação
Batalha criativa propõe desafio para designers
Beira Rio celebra 40 anos e inaugura décima fábrica no RS