Brasil e Coreia em parceria calçadista

O prefeito de Novo Hamburgo/RS, Tarcísio Zimmermann (PT), liderou a comitiva gaúcha que visitou a sede do Instituto Coreano de Moda e Tecnologia do Calçado na manhã desta quinta-feira (2 de junho) em Busan. Ao seu lado, estavam o secretário de Estado, Cléber Prodanov, e o pró-reitor da Universidade Feevale, João Sganderla. A ideia é estabelecer uma parceria com o IBTeC (Instituto Brasileiro do Couro, Calçado e Artefatos) no intuito de agregar qualidade ao sapato produzido no Brasil.

A vontade recíproca ficou definida e, em até 30 dias, a Prefeitura de Novo Hamburgo encaminhará um protocolo de intenções. Os coreanos manifestaram interesse de vir ao Brasil conhecer a realidade do calçado produzido no Vale do Sinos. Encerrada a visita, Zimmermann mostrou-se satisfeito e esperançoso com a chance da parceria. “Abrimos as portas para estabelecer um intercâmbio entre o IBTeC e a Feevale, em seu curso de materiais para calçado, com o instituto coreano, que hoje é o mais importante do Mundo na área do couro e do calçado”, comentou.

O pró-reitor da Universidade Feevale, João Sganderla, foi enfático em afirmar que a parceria interessa à instituição hamburguense, em especial por já haver o pioneirismo local em pesquisa no setor de componentes e materiais. “Certamente buscaremos essa parceria e já temos experiência com outras parcerias coreanas. Alunos e pesquisadores da Feevale em pouco tempo estarão fazendo a ponte área com a Coreia do Sul e com esse instituto”, adianta. O órgão coreano tem orçamento anual de U$S 11 milhões e busca, nos últimos tempos, a descoberta de ações na área verde, com pesquisas de cunho ecológico que possam trazer benefício à cadeia calçadista.

Saiba mais

Fundado em 1987, o instituto coreano desenvolve pesquisas para Nike e Adidas, além da marca francesa Du Pont, que tem um laboratório confidencial no prédio sul-coreano. O principal trabalho é desenvolvido a partir de componentes e matérias primas, concentrados para a obtenção de produtos de alta performance e excelente qualidade. 

Fonte: www.exclusivo.com.br

Confira também:

A empresa e ramo de atuação

Acesso à tecnologia favorece inovação

Batalha criativa propõe desafio para designers