Calçado brasileiro na Serra Gaúcha

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove, entre os dias 26 a 28 de maio, no Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), em Gramado/RS, os projetos Comprador e Fashion Bloggers.

Depois de três dias de agenda em Franca, interior de São Paulo, dois importadores equatorianos se juntam a mais dois compradores, um do Equador e outro da África do Sul, em Gramado/RS. Eles participam da 23ª edição do SICC, que nesta oportunidade terá 350 expositores apresentando as coleções de primavera-verão. 

A analista da Unidade de Promoção Comercial da Abicalçados, Maria Patrícia Freitas, destaca o potencial dos importadores. “Todos eles já trabalham com marcas brasileiras e buscam ampliar a parceria através da participação no SICC”. Segundo ela, no ano passado, juntos, os compradores internacionais importaram mais de 144 mil pares do Brasil. “É um número crescente. O calçado brasileiro é muito bem aceito nos estabelecimentos destes importadores”, conclui a analista.

Credibilidade
O importador Fernando Fajardo, de Azuay/Equador, destaca que a qualidade e o design do calçado brasileiro chamam a atenção dos consumidores locais, mas é na “seriedade” que o Brasil mais ganha pontos. “Mais de 50% das nossas importações totais – em 2013 foram 70 mil pares – são provenientes do Brasil. Os produtos são qualificados e com design excelente. Além disso, destaco a seriedade e credibilidade dos empresários brasileiros”, avalia.

Já Edriz Ortiz, de Machala/Equador, ressalta que vem ao Brasil em busca de lançamentos, amplamente apreciados pelos equatorianos, que prezam por conforto, qualidade de design. “Temos uma ótima experiência de relacionamento com os calçadistas brasileiros. A qualidade é dos produtos e também dos fabricantes”, afirma a importadora, que ano passado comprou mais de 30 mil pares de calçados verde-amarelos.

Viajando alguns milhares de quilômetros, Natalia Ioanndes, de Joanesburgo/África do Sul, busca a qualidade dos produtos brasileiros, especialmente os desenvolvidos em couro. “Os consumidores africanos amam os calçados brasileiros”, destaca a compradora, que no ano passado importou 23 mil pares de calçados, grande parte do Brasil. 

Fashion Bloggers
Ainda no âmbito do Brazilian Footwear, a Abicalçados traz ao SICC a terceira edição do Fashion Bloggers. A feira calçadista receberá dois influentes blogueiros da moda internacional, a italiana Alessia Milanese, do The Chili Cool, e o colombiano Gerson Rojas, do Maximo Official. “Pela primeira vez estamos trazendo um blogueiro que trabalha tendências de moda masculina, cada vez mais fortes no cenário da moda internacional. Nossa expectativa é apresentar, de forma mais abrangente, a gama diversa de produtos que nossa indústria é capaz de desenvolver”, explica Alice Rodrigues, analista da Unidade de Promoção de Imagem da Abicalçados. Os convidados vêm ao Brasil para uma seção de fotos com calçados brasileiros selecionados previamente por eles. 

A coordenadora da Unidade de Promoção de Imagem da entidade, Roberta Ramos, destaca que os blogs tornaram-se importantes canais de disseminação de moda e comportamento. “Os blogs são, hoje, referência na construção de tendências e influenciam massivamente o comportamento de consumo”, diz. 

Ambas as iniciativas fazem parte do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados desenvolvido com o apoio da Apex-Brasil, agência ligada ao Governo Federal. Fonte: abicalcados.com.br

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