O designer Edson Matsuo, diretor de Criação da Melissa, foi o convidado do Ciclo de Palestras Istituto Europeo Di Design (IED) para abordar Momento Calçados #Brasil mostra a sua cara. Arquiteto por formação, Matsuo se define como um “sapateiro ativista criativo”. Muito bem humorado, ele falou um pouco de sua trajetória e se revelou um apaixonado pela criatividade e pelo estilo do povo brasileiro. “Somos um continente e falamos todos a mesma língua, mesmo com algumas pequenas diferenças. E esta é a beleza deste País”, resumiu.
Matsuo lembrou que muitos dos erros cometidos no dia a dia levam a uma evolução natural e não devem ser encarados tão a sério, até porque muitos se revelam, posteriormente, em grandes acertos. “Quando o primeiro navio com japoneses chegou ao Brasil, um dos meus antepassados mandou uma mensagem para meu pai dizendo para ele não vir para cá. Porém a carta chegou depois de ele já ter embarcado rumo ao Brasil. Foi um erro que resultou em coisas boas”, divertiu-se.
O designer relatou o case de sucesso do projeto One by One, da Melissa, uma linha de calçados que pode ser vendida em unidade, e não somente em par. Os calçados não têm distinção de forma entre o pé direito e esquerdo e se caracterizam pelo conforto e estilo. São disponibilizados nove modelos diferentes, que permitem até 81 combinações de pares. “É preciso fazer o novo a cada dia”, sentenciou.
Por fim, Matsuo garantiu que o prêmio que a empresa mais almeja sempre é o de ter o maior número possível de pessoas usando o seu produto. “Assim como quem não vive para servir, não serve para viver; o design que não existe para servir, não é design”, argumentou. O grupo Grendene é o maior exportador de calçados do Brasil. Em 2014, os produtos do portfólio da companhia foram enviados para 101 países. Ao todo, foram 51 milhões de pares de calçados exportados, que geraram receita US$ 204 milhões. A Grendene conta com 13 fábricas, uma Casa Ipanema, três Galerias Melissa e um escritório na Itália.
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